Red Railbus Sessions

by Berlau & AM Ramos

/
1.
2.
3.
4.

about

ZA0027

A história deste encontro começou a escrever-se, acreditamos nós, no ZigurFest de 2014, em que os Blaze & the Stars e Sax on the Road - onde militam Fernando Ramalho e António Ramos, respectivamente - actuaram. A esse encontro aparentemente casual seguiu-se um concerto inesperado na Voz do Operário e, mais tarde, uma participação de AM Ramos em 'Démocratie' (tema final do psicadélico "en avant, route!") e em outras duas faixas de um EP que os Blaze & the Stars vão lançar ainda este ano.

Talvez tenha sido essa dimensão espiritual que os aproximou, ou talvez tenha sido o gosto pela improvisação ou ainda as paisagens sonoras de sentimento à flor da pele. Fosse o que fosse, de repente estava tudo em família e nós ficámos felizes.

Em 2016, numa das edições do open-day da ADAO, escreveu-se novo capítulo entre os universos de Berlau e AM Ramos com um concerto que felizmente para todos não foi único. Desse encontro de almas saíram as fundações de "Red Railbus Sessions", disco surpresa gravado numa sala cedida pela associação barreirense, e que cristaliza um diálogo belo e honesto entre dois executantes que quase sempre privilegiam a emoção como motor do fluxo que molda estas quatro faixas.

Evocando em partes iguais a espiritualidade de Don Cherry e a intimidade psicadélica de Ry Cooder, "Red Railbus Sessions" é um momento de escape feliz e sereno, que chega a ser desarmante pela honestidade que transparece ao longo destes trinta minutos. E se tudo correr bem, esta é apenas a primeira de muitas sessões que lhes vamos ouvir.

credits

released June 28, 2016

Gravado em Maio de 2016, no Barreiro, numa sala gentilmente cedida pela ADAO - Associação Desenvolvimento Artes e Ofícios (Barreiro), com vista para a Linha do Alentejo.

Berlau: guitarra e percussões; AM Ramos: saxofone tenor, percussões e flauta sopranino.

Mistura e produção: Berlau e AM Ramos.
Masterização: Gonçalo Zagalo.

Fotografia da capa: Edward J. Ozog, «New Haven Mack Railbus on the Way to Providence. About a Mile North of Lonsdale Station», c. 1957.

tags

license

feeds

feeds for this album, this artist

about

ZigurArtists Lamego, Portugal

ZigurArtists is a collective netlabel from Lamego. Home to all kinds of music, art and creativity.

contact / help

Contact ZigurArtists

Streaming and
Download help

Redeem code